março 16, 2009

À portadora das chaves

"Um cão de olhos negros, ele me chamou na minha porta
O cão de olhos negros, ele pediu por mais
Um cão de olhos negros, ele sabia meu nome
Eu estou ficando velho e quero ir pra casa
Eu estou ficando velho e não quero saber..."
(Nick Drake, 'Black Eyed Dog')

Estes dias o que notei de curioso foi que eu e mais dois amigos helênicos (até onde sei, mas quem sabe aconteceu com mais gente) sonhamos com uma cadela preta. Isso nos lembrou de Hécate.

Normalmente as pessoas pensam apenas na associação dEla com a magia, a bruxaria, as práticas da Trácia, suas três faces, a encruzilhada etc. Porém, não vamos ser limitados. Vamos ver pelo menos mais duas outras coisas de Hécate aqui:

# Primeiro, Hécate Trioditis, a que cruza os três mundos (Olimpo, Terra e Hades) nos dá três opções. E desta vez, conversando com uma das duas pessoas que também tiveram o sonho, eu diria que as nossas opções são duplas em cada um desses três caminhos: desamarrar-nos ou ficarmos presas ao passado; auxiliar ou prejudicar projetos de futuro; e viver ou se recusar a experimentar o presente.

A cadela negra do meu sonho parecia satisfeita e confiante em mim, como se soubesse que eu estava sendo sincera e faria a coisa certa. E eu escolho me desatar do passado para poder liberar meu futuro e ser plena no presente. Já a minha amiga, que está custando mais a se desapegar do que precisa deixar para trás, pensava na cadela do seu sonho no sentido de como ela poderia ter tanta idade e ainda estar viva, e eu - ampliando - lhe perguntei 'como pode algo passar tanto tempo e ainda existir?'. Hécate para ela parecia apontar que há outros caminhos na encruzilhada, outras possibilidades.

De qualquer forma, é esse desapego que me leva ao meu segundo ponto...

# Segundo que a gestação se realiza num local escuro. Estamos próximas à primavera de Eleusis, quando Perséfone sai do Hades e vem ao mundo terreno. Perséfone é como uma porta para o inconsciente, mas -ficar parada diante da porta- faz dela não uma passagem, e sim um obstáculo. Precisamos atravessá-la e ir para algo mais fundo, para a deusa que ajudou Deméter a encontrar Perséfone, e é justo nessa troca com Hécate que se pode aproveitar melhor a sabedoria de um mundo transpessoal e sem fronteiras.

Sei que muita gente andou com o senso de direção meio perdido, mas a gestação de que falei - ainda que se realize no escuro - acontece em um meio líquido. Flutuamos na água antes de emergir renovados para o mundo. Limpos e prontos para sair dali vislumbrando um horizonte infinito de opções e novas descobertas. Ou de voltar para o lar do nosso ser do qual não deveríamos ter nos desviado por nada nem ninguém...

5 comentários:

  1. Realmente esse é um movimento que vem se dando... aos que estão mais próximos da Trivia, mais profundamente ainda...

    ResponderExcluir
  2. Amei a citação da música que faz parte da trilha sonora de "Pratical Magic", eheheha, amo!!
    E super bacana isso de sair do comum, Ela não é muito fã das coisas muito comuns, dos esteriótipos e tals...
    Qt à sonhos, sonhos com Ela são de imensa valia, mesmo sonhar só com símbolos Dela, como tochas,mariposas,cadelas negras,chaves,punhal, já indicam muita coisa... aqui o movimento é meio diferente lá do pessoal do Norte, lá vai ser Primavera e aqui Outono, mas já dá sentir a MUDANÇA ,rs, boas escolhas, que a Portadora da Luz nos Guie!!=*

    ResponderExcluir
  3. Lu, verdade, única e três ao mesmo tempo, coisa que já vimos em outros lugares, hehehe!

    Percebi, Pi, e soubemos de mais gente que sonhou com ela, né? :D

    Sim, Will, mas nas tantas conversas que já tive com outros helênicos dos dois hemisférios, percebo que talvez devamos nos guiar pela estação de Eleusis (Grécia, norte) e, se quisermos, pensarmos em fazer outra coisa de novo na estação daqui. Eu acho mais fácil seguir as de lá.

    ResponderExcluir
  4. Ando precisando recuperar esse otimismo que já tive, como o seu...
    O que é um meme? Descobri que é uma nomenclatura internética, e você me mandou um e eu não entendi ainda o que é... Perdoe minha velhice diante desses neologismos!
    BJS!

    ResponderExcluir