fevereiro 17, 2009

Anthesterion 20-26 (16-22 Fev. 2009)

Pouco sabemos dos Mistérios Menores de Eleusis, então, em vez de entrar em detalhes práticos de ritual, acho melhor falar do sentido e propósito de eles acontecerem.

Essa preparação para os Mistérios Maiores aborda os mistérios da alma em sujeição ao corpo, que é o que lhes dá essa característica de intimidade e obscuridade. Procura-se a felicidade da alma (neste mundo e no próximo), purificando-a através do desligamento da natureza material e a constante elevação a outros níveis de realidade. Nele, acontecem visões de caráter intelectual, espiritual e místico. O objetivo dos mistérios menores é de nos levar de volta aos princípios dos quais descendemos, desfrutando plenamente de um bem-estar intelectual e espiritual. Essas coisas nós descobrimos com Platão e com o pessoal do neoplatonismo.

O curioso é que aparentemente isso era feito não focando o ar (espírito e intelecto), mas a terra, a natureza, as deusas Réia (mãe dos deuses), Deméter (deusa da agricultura) e Perséfone (rainha do submundo). A terra aqui é vista como fonte de fertilidade - até pela aproximação da primavera no hemisfério norte -, de onde as coisas germinam, desabrocham, despertam, assim como acredito que devamos despertar para uma nova dimensão da realidade e desabrochar para certas visões. A semente fica na intimidade da terra, no escuro, antes de abrir-se e atingir o ar como planta. Portanto, nada de incongruente há em pensar num retorno à terra com vistas de elevação intelecto-espiritual.

Então, futuros Mystai (iniciados), Ye Kye (chuva e nascimento), vamos fluir e conceber!

6 comentários:

  1. Oh, devo estar una com essa vibração, quiçá pelos babys não achas?
    Ando tendo essas visões...

    TQM

    ResponderExcluir
  2. Que bom, depois me conta que quero saber... TQM²!

    ResponderExcluir
  3. Amore mais um prêmio para ti no Germinando!

    ResponderExcluir
  4. Garota! Você não para, heim?! QUE BOM! Bom prá você, e magnífico para nós!
    Do Oiapoque ao Chuí, em que Estado você está?
    Well, não importa; você está em "excelente estado", e é o que basta!
    BJS!

    ResponderExcluir
  5. Sobre mistérios menores, eles representavam o reencontro de Perséfone com a mãe, logo podemos dizer que o desabrochar das flores e o nascimento de novas plantas seria a representação deste encontro?A minha dúvida é está se a manifestação primaveril seria, a manifestação abstrata do encontro de Mãe e Filha?

    ResponderExcluir
  6. Sim, Klaus, mitologicamente falando (leia o Hino Homérico a Deméter, o maior), a terra volta a dar frutos quando as duas se reencontram, porque - quando Perséfone sumiu - Deméter deixou a terra estéril em protesto.

    ResponderExcluir